quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Psicóloga que atuava no Caps de Mairi, Alexsandra Fernandes, ajudará no Social Mairiense ...

A principal fonte de conhecimento que nos impulsiona a buscarmos o caminho que devemos percorrer na trajetória de nossas vidas é a descoberta primeiramente sobre nós mesmos. O interesse em nos preocuparmos com o nosso “eu” proporciona o entendimento de quem somos possibilitando o aprendizado e a conscientização de nossos pontos fracos e  dos nossos pontos fortes.
Todos nós construímos uma definição de como somos, e as escolhas dessas características muitas vezes são escolhas sabotadas pelo nosso desejo, fugindo do que é real para o ideal, pensar que somos algo que não somos apenas para suprirmos a vontade de ser, essa sabotagem surge como defesa psicológica e emocional, e não acontece de forma consciente e sim inconsciente. A busca pelo bem estar é que nos leva a acreditar naquilo que se apresenta como proteção da “alma”, desenvolvendo uma imagem distorcida sobre o seu verdadeiramente “ eu” interior.
A dinâmica mental sempre estar se preparando para se defender de coisas que são aversivas, e isso explique alguns acontecimentos em nossas vidas que geram duvidas, como por exemplo questionamentos do tipo, “ eu não sou assim” ou “ eu sempre tenho razão”.Esses dois exemplos são comuns para aquelas pessoas que não conseguem admitir erros e sempre estão com a razão.Se enxergam de uma forma distorcida e não real.
Inicio este texto com essa reflexão para que o leitor compreenda que para cuidar da  autoestima é preciso ter consciência de quem verdadeiramente você é , e  a partir deste conhecimento utilizar de todas as ferramentais mentais, com o objetivo de desenvolver uma boa autoestima, cuidando dos pontos fracos e  potencializando as características positivas.
Portanto, o conhecimento sobre si mesmo, a forma como  você se  vê , como se percebe e quanto isso faz bem ou não , são os aspectos importante para o desenvolvimento da autoestima. Vejam que esses fatos nos remete a pensamentos, estamos sempre dialogando mentalmente consigo mesmo , desenvolvendo ideias determinantes para o nosso bem estar ou não.
O desenvolvimento da autoestima inicia-se a partir dos relacionamentos na infância, a forma como as crianças são tratadas, as palavras de incentivo ou não, podem determinar as condições da autoestima na vida adulta, quando vivenciam palavras de elogios desenvolve uma percepção de capacidade, consequentemente pensamentos positivos sobre si e sobre o mundo, ao contrário, palavras de desprezo, desmotivação ou desvalorização é possível formar uma adulto com problemas de autoestima, a sensação da negatividade, da incapacidade, desencadeia a ideia que só o outro pode que o outro é melhor, não conseguindo perceber suas potencialidades, não consegue crer em si mesmo.
Atualmente é visto o desencadeamento de muitos problemas psicológicos e emocionais decorrente de problemas de autoestima. Buscar cuidar da sua autoestima é buscar vivenciar a vida da melhor forma, pois a vida não é algo estático, e para ser vivida com qualidade é preciso se amar em sua plenitude.
Deixo uma dica para você cuidar da sua autoestima:
Para você que se identifica com baixa autoestima precisa acreditar que é possível mudar e se desenvolver, realizar psicoterapia é o primeiro caminho, compreender quem você realmente é e o que você precisa fazer para o seu próprio bem.
Os pensamentos são padrões de ideais sobre determinada situação, e para mudar padrões negativos demanda tempo e exercício diário, onde cada experiência desenvolve uma outra forma de ver a vida, uma das dicas que deixo para vocês é redefinir determinantes frases negativas diariamente, dizer para si mesmo que você é capaz, que ninguém é melhor que você e que todos nos temos qualidades e defeitos.
Busque amar-se!
Formada em Psicologia pela Faculdade Nobre de Feira de Santana, Formada em Serviço Social pela Universidade ANHANGUERA UNIDERP,Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela URFB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.Especialista em Psicologia do Trânsito pela PORTALF Formação e  atualização profissional. Pós graduanda em Psicologia da Educação. Tem experiência na área de na área da Psicologia social e clínica, Educação e Saúde Pública. Atualmente atua como psicóloga no Programa DST/HIV/AIDS em Feira de Santana BA, Docente do Curso de Serviço Social pela Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso.

Paginas:


 A imagem pode conter: 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário